fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/Como-criptografar-seus-arquivos-com-o-TrueCrypt/
Que tal um programa gratuito e de código aberto para esconder seus arquivos confidenciais, com foco na privacidade e segurança? Com o Truecrypt é possível criar um drive virtual criptografado para proteger os seus arquivos de qualquer pessoa que queira acessá-los sem a sua permissão. Confira esse passo-a-passo!
Parte 1 – Criação do arquivo criptografado
Após a instalação do programa, na tela inicial clique em “Create Volume” para iniciar o processo, lembrando que o usuário pode criar quantos drives precisar, conforme e necessidade.
Na próxima tela são apresentadas três opções, onde a primeira cria um volume simples, para que ele seja utilizado como diretório para os arquivos; a segunda utiliza um dispositivo externo (como uma outra partição, pendrive ou disco rígido externo); e a terceira criptografa todo o sistema, solicitando a senha de desbloqueio na inicialização.
Em nosso exemplo, optamos pela opção 1, porém, as outras apresentam resultados semelhantes e são utilizadas para aplicações específicas.
Em seguida é oferecida a opção de criar um arquivo comum ou um volume escondido. A segunda opção nós só recomendamos para usuários avançados, não havendo necessidade para o usuário comum devido à pouca utilidade, por isso selecionamos a primeira.
A próxima etapa é bastante simples. basta escolher a localização no disco onde o arquivo ficará e clicar em “Next”. É importante lembrar que o Truecrypt não criptografa um arquivo existe, mas sim cria um novo que passará a funcionar como uma pasta de sistema, só que exigindo uma senha para acessá-la.
Agora é a hora de escolher o tipo de algoritmo criptográfico que será utilizado. Optamos por AES (Advanced Encryption Standard, com uma chave de 256 bits) devido à finalidade de teste, porém o usuário pode escolher a que considerar mais segura, entre diversas opções, como pode ser visto abaixo.
Agora escolha o tamanho do arquivo que deseja criar para guardar os seus arquivos. Embora seja possível criar vários arquivos conforme a necessidade, não é possível expandir ou diminuir o tamanho do arquivo após a sua criação.
Escolha uma senha segura e anote em um papel, digitando duas vezes para confirmar.
Caso o Truecrypt considere a senha muito fácil de ser burlada por ataques do tipo “força bruta” aparecerá uma janela com esse aviso. É possível continuar mesmo assim, mas criar uma senha segura é um passo fundamental para garantir a proteção de seus arquivos.
Na escolha de formato do arquivo criptografado, recomendamos a escolha do NTFS (New Type File System) pois este é mais seguro que o formato FAT e suporta arquivos grandes, com mais de 4 gigabytes.
Pronto! Agora só aparecerá uma mensagem de confirmação da criação do arquivo criptografado. Basta crlicar em “Next” para visualizá-lo e começar a utilizá-lo.
Parte 2 – Utilizando o arquivo
Agora que o arquivo (também conhecido como “contâiner”) está criado, ele aparecerá na janela inicial do programa ao lado de uma letra, funcionando basicamente como uma outra partição, onde o usuário deve colocar os arquivos que deseja armazenar com segurança. Clique em “Select” e navegue pelos diretórios até onde está localizado o arquivo criado. Quando selecioná-lo, como na janela abaixo, clique em “Mount”.
Basta digitar a senha e pronto! Aparecerá um novo drive no Windows Explorer como se existisse de fato uma nova partição, acessível apenas por senha. Caso não queria fazer essas operações cada vez que iniciar o PC, clique em “Auto-mount” e você terá um drive criptografado sempre que necessitar.
Conseguiu seguir todos os passos ou ficou alguma dúvida?