fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/318030/you-cannot-access-shared-files-and-folders-or-browse-computers-in-the
IMPORTANTE: Este artigo foi traduzido por um sistema de tradução automática (também designado por Machine Translation ou MT), não tendo sido portanto traduzido ou revisto por pessoas. A Microsoft possui artigos traduzidos por aplicações (MT) e artigos traduzidos por tradutores profissionais, com o objetivo de oferecer em português a totalidade dos artigos existentes na base de dados de suporte. No entanto, a tradução automática não é sempre perfeita, podendo conter erros de vocabulário, sintaxe ou gramática. A Microsoft não é responsável por incoerências, erros ou prejuízos ocorridos em decorrência da utilização dos artigos MT por parte dos nossos clientes. A Microsoft realiza atualizações freqüentes ao software de tradução automática (MT). Caso venha a encontrar erros neste artigo e queira colaborar no processo de aperfeiçoamento desta ferramenta, por favor preencha o formulário existente na parte inferior desta página. Obrigado.
Ler o artigo em inglês: 318030
Para continuar recebendo atualizações de segurança para o Windows XP, certifique-se de que você está executando o Windows XP com Service Pack 3 (SP3). Para obter mais informações, consulte esta página de Web do Microsoft: suporte está sendo encerrado para algumas versões do Windows
Sintomas
- Você não pode acessar arquivos ou pastas compartilhadas.
- Não é possível localizar outros computadores do grupo de trabalho.
- Você recebe a seguinte mensagem de erro quando você clica duas vezes no grupo de trabalho em Meus locais de rede:
Nome do grupo de trabalho não está acessível. Talvez você não tenha permissão para usar este recurso de rede.
Observação: Em uma rede ponto a ponto, cada computador é igual e pode iniciar comunicações. Dessa maneira, ele difere de uma rede cliente/servidor.
Causa
- NetBIOS sobre TCP/IP não está ativado (habilitado) em um ou mais computadores no grupo de trabalho.
- O serviço localizador de computadores não é iniciado ou desligado em um ou mais computadores no grupo de trabalho.
Esse comportamento também pode ocorrer se o compartilhamento de arquivos e impressão para Microsoft Networks não está instalado ou está bloqueado pelo Firewall do Windows.
Resolução
Método 1: Ativar NetBIOS sobre TCP/IP e iniciar o serviço localizador de computadores
Para resolver esse problema, verifique se NetBIOS sobre TCP/IP está ativado e se o serviço localizador de computadores está executando em cada computador no grupo de trabalho. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
Etapa 1: Ativar NetBIOS sobre TCP/IP
- Clique em Iniciar, clique em Painel de controlee, em seguida, clique em conexões de Internet e de rede.
- Clique em Conexões de Rede.
- Clique com o botão direito em Conexão Local e, em seguida, clique em Propriedades.
- Clique em Protocolo Internet (TCP/IP)e, em seguida, clique em Propriedades.
- Clique na guia Geral e, em seguida, clique em Avançado.
- Clique na guia WINS .
- Em configuração NetBIOS, clique em Ativar NetBIOS sobre TCP/IPe, em seguida, clique duas vezes em Okey .
- Clique em Fechar para fechar a caixa de diálogo Propriedades de Conexão de área Local .
- Feche a janela Conexões de rede.
Etapa 2: Iniciar o serviço localizador de computadores
- Clique em Iniciar, clique em Meu computadore, em seguida, clique em Gerenciar.
- Clique duas vezes em serviços e aplicativos.
- Clique duas vezes em Serviços.
- No lado direito, clique com botão direito Localizador de computadorese, em seguida, clique em Iniciar.
- Feche a janela Gerenciamento do computador.
Método 2: Instalar compartilhamento de arquivos e impressão e certifique-se de que ele não será bloqueado pelo Firewall do Windows
Etapa 1: Instalar arquivos e impressoras para redes Microsoft
- Clique em Iniciar, clique em Executar, digite ncpa.cpl e, em seguida, clique em OK.
- Clique com o botão direito em Conexão Local e, em seguida, clique em Propriedades.
- Clique na guia Geral e, em seguida, clique em instalar.
- Clique em serviçoe, em seguida, clique em Adicionar.
- Na lista Serviço de rede , clique em arquivo e compartilhamento de impressão para redes Microsofte, em seguida, clique em Okey.
- Clique em Fechar.
Etapa 2: Certifique-se de que o compartilhamento de arquivo e impressora não está bloqueado pelo Firewall do Windows
- Clique em Iniciar, clique em Executar, digite firewall. cple, em seguida, clique em Okey.
- Na guia Geral , certifique-se de que a caixa de seleção não permitir exceções não está selecionada.
- Clique na guia exceções .
- Na guia exceções , certifique-se de que a caixa de seleção compartilhar arquivos e impressoras está selecionada e, em seguida, clique em Okey.
O problema foi corrigido?
- Verifique se o problema foi corrigido. Se o problema tiver sido corrigido, você terá concluído esta seção. Se o problema não for corrigido, você pode entrar em contato com o suporte .
Mais informações
Para obter mais informações sobre o Assistente para configuração de rede no Windows XP, clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Conhecimento da Microsoft:
Para obter mais informações sobre compartilhamento de arquivos no Windows XP, clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Conhecimento da Microsoft:
Para obter mais informações sobre como configurar grupos de trabalho do Windows XP Home Edition, clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Conhecimento da Microsoft: